Gerenciamento de Peso  
imprimaenvie  letra 
  COMPOSIÇÃO CORPORAL  
     
 

Análise da Composição Corporal
Sua importância na saúde e qualidade de vida

A composição corporal e sua análise tem direta relação na saúde, na medida em que influencia diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo o “National Institute of Heath” (NIH) USA, existem, atualmente, evidências que a obesidade, e até mesmo a presença de massas de gorduras localizadas em determinadas áreas do corpo, causam efeitos nocivos tanto na saúde como na qualidade de vida, vindo a diminuir a longevidade.

A obesidade está claramente associada com doenças do coração (principalmente coronarianas), acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, certas formas de câncer e outras patologias.

Por outro lado, um mínimo de tecido adiposo é necessário para o nosso organismo, serve para proteger nossos órgãos de traumas, como também para a importante função de armazenar energia que depois, se necessário, é devolvida em resposta às demandas metabólicas.

Se a energia advinda da ingestão de alimentos, em algum momento, exceder a energia gasta com as atividades diárias, incluindo o exercício, este excesso será guardado na forma de gordura corporal.

Além disso, pesquisas também mostram que a localização da gordura corporal tem um fator importante, podendo influir, mais ou menos, no aparecimento de doenças. Por exemplo, um excessivo depósito de gordura na área abdominal apresenta risco maior à saúde do que a distribuição de gordura predominante em áreas como a coxa e a região glútea. Conclusão, todos os esforços, tanto no sentido de reduzir a ingestão de excesso de alimentos, bem como a manutenção de exercícios moderados e com freqüência, ajudam na redução dos excessos de gordura corporal, desta forma evitando ou diminuindo todas as doenças supracitadas.

 

 
     
 
     
  Clínica Giorelli - Rua Redentor, 188 - Ipanema, RIO - tels. 55 (21) 2522-0889 / 8877-6531